O Bitcoin e o Gold parecem estar mais relacionados do que nunca

Recentemente, o bitcoin fez um mergulho desagradável de aproximadamente $600 apesar de estar à beira de cruzar o limiar dos $12K.

Mergulhos Bitcoin, e Gold Does the Same

Já na segunda-feira, a moeda digital número um do mundo por limite de mercado estava sendo negociada por mais de US$ 11.900, o que significa que estava a apenas alguns dólares de quebrar a resistência atual e subir ainda mais na escada financeira. Infelizmente, isto não foi feito para ser como o activo acabou por se voltar para a marca dos 11.300 dólares apenas 24 horas depois.

Bitcoin passou grande parte das negociações de terça-feira dentro desse intervalo, embora agora tenha disparado até cerca de 11.500 dólares. Apesar de não estar onde estava na segunda-feira, a moeda ainda está cerca de 200 dólares mais alta do que a sua posição anterior.

As movimentações incorridas pelo bitcoin estão de repente fazendo sentido quando se olha para o ouro. O metal precioso – que tem sido o objeto da obsessão de toda pessoa rica desde os anos 1850 – tinha subido a um máximo de todos os tempos nos últimos tempos e estava à beira de atingir a posição de $2.100. Estava bem acima dos 2.000 dólares por onça e parecia estar pronto para coisas maiores e melhores durante a propagação da pandemia do coronavírus.

No entanto, o activo transformou-se subitamente e fugiu de volta para território de baixa, caindo abaixo da linha dos $1.900 e voltando a negociar onde estava no início de Julho, marcando a sua maior queda de um único dia em aproximadamente sete anos. Hoje, no entanto, o metal voltou a subir acima da posição de $1.900, o que significa que o ativo está bem encaminhado para a recuperação.

Craig Erlam – analista sênior de mercado da OANDA Europa – explicou o raciocínio por trás do estranho e errático comportamento do ouro nos últimos tempos, afirmando:

O aumento dos rendimentos nos EUA deu um golpe de marreta nos mercados de metais preciosos na terça-feira, com o ouro caindo 5% e a prata sendo atingida em 15%. A subida durante o Verão chegou com os rendimentos reais dos EUA a ficarem negativos e a continuarem a diminuir, pelo que o súbito pico nos últimos dias desencadeou uma corrida para as saídas no que se tornou um comércio incrivelmente sobrelotado.

Além disso, o que não está sendo mencionado aqui é o fato de que o bitcoin está de repente começando a imitar a aura do ouro. Em outras palavras, o metal precioso é amplamente considerado um sistema de armazenamento de riqueza e um „porto seguro“, e o bitcoin está começando a tomar forma semelhante aos olhos de muitas pessoas.

Seguindo os passos um do outro

Assim, faz sentido que o bitcoin – que tem sido amplamente correlacionado com os estoques – esteja agora iniciando uma fase inteiramente nova de correlação com o ouro. Quando o metal precioso sobe, o bitcoin aparece a seguir, e quando o ativo cai, a moeda digital não está muito atrás.

Desde que o coronavírus tomou posse em meados de Março, a reputação do bitcoin expandiu-se, e as pessoas começam a vê-lo como uma ferramenta potencial que pode proteger a sua riqueza contra a inflação e outras condições económicas adversas.

Author: admin